Site responsivo [parte 2]: 7 razões para ter um layout responsivo

layout responsivo

Antes de falarmos sobre os 7 motivos para se ter um site com layout responsivo, é preciso falar sobre o que significa o termo “site responsivo” ou “layout responsivo”.

Sites com layout responsivo são aqueles que ajustam seu layout de acordo com o dispositivo do usuário. Seja um computador, smartphone ou tablet, este ajuste tem por objetivo melhorar a experiência do usuário, pois como cada dispositivo possui características próprias, é importante que o site atenda a estas especificidades.

Conheça 7 razões para ter um site com layout responsivo

1. Experiência do usuário superior

Como falamos, acessar um site que se ajuste ao dispositivo mantém os elementos organizados e em uma proporção adequada para aquele dispositivo. Isto melhora a navegação de quem acessar a este site, diminuindo a taxa de rejeição por parte do usuário, bem como aumentando em muito as chances de conversão dos seus produtos ou serviços.

2. Melhor SEO

SEO significa Search Engine Optimization e sua função é otimizar seu site para que seja mais facilmente encontrado pelos buscadores, como o google, por exemplo. O google prioriza sites que possuem layouts responsivos, pois entende que são mais relevantes para os usuários.

3. Maior velocidade de carregamento

O  Google PageSpeed Developers recomenda que, para dispositivos móveis, uma página leve 2 segundos para ser totalmente carregada. Um site não responsivo, ou seja, que carregará o layout feito para desktop, no smartphone, dificilmente será carregado neste tempo, perdendo pontos em relação ao google.

4. Redução da taxa de rejeição

Taxa de rejeição é quando um visitante acessa a um site e não navega em nenhuma página além daquela por onde ele entrou. Ou seja, por alguma razão, ele não teve interesse em explorar aquele site além da primeira página.

Sites não responsivos tem taxas de rejeição muito maiores, simplesmente pelo fato de que, se acessados via outros dispositivos que não computadores desktop, promoverão uma experiência bastante inferior para o usuário, que tende a rapidamente abandonar este site.

5. Aumento de acessos a internet via dispositivos móveis

O número de pessoas que acessam a internet via dispositivos móveis aumenta a cada dia, passando já dos 50% do total de acessos em todo mundo. Este número só tende a aumentar e neste cenário torna-se estratégico ter um site responsivo, atendendo a esta demanda de acessos via smartphones e tablets.

6. Mais vendas online

Seguindo a tendencia do aumento de acessos via dispositivos móveis, cada vez mais pessoas também compram online usando estes dispositivos. A facilidade com que se pode navegar com smartphones e tablets potencializa cada vez mais o consumo online.

7. Maior conversão de leads

Mais acessos ao seu site, com experiência de navegação superior e landing pages também responsivas aumentarão também as conversões do seu site.